LIVRO DE ARTE CONTA A HISTÓRIA DO RJ E SUA SOCIEDADE A PARTIR DOS MEIOS DE TRANSPORTES


A Costura da Cidade - A Construção da Mobilidade Carioca será lançada em 27/10

          

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Mais de 150 fotos garimpadas dos principais acervos iconográficos: Arquivos Geral da Cidade e Nacional, Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, os institutos Moreira Salles e Pereira Passos e da Rio Trilhos prometem levar o leitor a uma verdadeira viagem no tempo. Nas 280 páginas do livro também há charges e anúncios publicados em jornais de antigamente e de coleções particulares. De 1808 aos dias de hoje. Do transporte mais primitivo como cadeirinhas ou bicicletas aos modernos Metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, de novo, as bikes. A Costura da Cidade - A Construção da Mobilidade Carioca é um livro de arte, de design arrojado, produzido pela editora Bazar do Tempo e deve se tornar objeto de desejo de quem curte a história do Rio de Janeiro, suas culturas e da sua sociedade, costurada pela mobilidade. O lançamento será no próximo dia 27/10, às 19h, na Livraria Argumento (R. Dias Ferreira, 417 Leblon).

 

livro mostra as vias se abrindo na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação das áreas e as transformações provocadas a cada novo transporte. Tem charges e anúncios publicados em jornais de antigamente e muitas curiosidades. Tudo de maneira muito atraente e leitura fácil. O autor Antônio Edmilson Martins Rodrigues mescla história com ficção. Várias gerações de uma família fictícia narram as diferentes formas usadas para se deslocar pela cidade.

 

"Hoje, temos o skate e as bicicletas como modos de locomoção bastante contemporâneos, alternativas individuais que levam as pessoas. Na Orla Conde – muitos andam a pé entre a Praça XV e a Praça Mauá, forma bastante particular de percorrer a cidade. Destaco que é importante que a população, hoje com 6 milhões de habitantes, repense a mobilidade, principalmente pelos transportes coletivos". Professor universitário e especialista em RJ, o autor comemora os últimos investimentos. "Ficou mais fácil chegar e sair da Barra da Tijuca, para onde o Rio está se expandindo. Demos uma arrancada. Nossa cidade só passou a ter metrô nos anos 70, enquanto Buenos Aires, por exemplo, dispõe desde o final do século XIX". Ele lamenta que os trens atualmente transportem muito menos passageiros que no seu auge, nos anos 80. " Os nove ramais da Rede Ferroviária foram fundamentais para a integrar o Centro com os subúrbios e o interior do estado".

 

"A partir da história da mobilidade urbana do Rio, o livro acaba por revelar temas preciosos da cidade, como desenvolvimento urbano, costumes, cultura. A ideia foi, assim, apresentar um panorama do Rio em seu caráter essencialmente mesclado: histórias que se cruzam, territórios que se ampliam, tempos que são ecos de uma mesma trajetória. Mas a história só teria relevância se mostrasse seus efeitos na vida das pessoas. Por isso optamos por um texto que mostrasse os reflexos das mudanças em personagens da cidade e convidamos a Valda Nogueira para encarnar esse sentido do permanente movimento carioca – apresentando o contexto contemporâneo dessa história que continua em curso", Ana Cecilia Impellizieri Martins, que durante anos ficou à frente do projeto para a publicação.

 

A fotógrafa Valda Nogueira percorreu a cidade de ônibus, metrô, trem, moto-táxi, bicicleta, teleférico, plano inclinado, barca e a pé. Ex-moradora da Maré, ela tem um olhar ora do passageiro ora do pedestre. São fotos exclusivas, em preto e branco, com interessante sobreposição de imagens que estão no último capítulo, intitulado A Terceira Cidade.

 

Através da através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/ Lei do ISS, o livro foi patrocinado pelo Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), responsável pela implantação da Linha 4 do Metrô entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul.  "Ao longo de seis anos de obras da Linha 4 do Metrô, trabalhamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e buscamos estreitar os laços com a cidade na certeza de que é possível contribuir também para o desenvolvimento social e cultural de quem vive no Rio. Para isso, desenvolvemos uma série de ações educativas, culturais e ambientais. Patrocinar o livroCostura da Cidade é mais um exemplo desse envolvimento. A publicação valoriza a história do desenvolvimento urbano do Rio e esperamos que ela desperte o desejo da cidade avançar cada vez mais com esse transporte de massa sustentável que é o metrô", diz Eduardo Meira, diretor de contrato do CCRB.

 

            Como um verdadeiro livro de arte, este tem projeto gráfico moderno: costura aparente e livreto preso à capa dura por elástico, reforçando o conceito de sobreposição. Foi produzido pela editora Bazar do Tempo e a tiragem é de mil exemplares. Ele chega às livrarias ao preço de R$ 90 a unidade.

 

Curiosidades – Fatos pitorescos são relatados no livro. Uma delas é que no tempo dos bondes o Rio era considerada uma das cidades mais bem servidas do mundo. Havia vários tipos de bonde: de luxo, de serviço, de saúde, socorro etc. O desenvolvimento do bairro de Copacabana é atribuído ao bonde e ao Túnel Velho.

Nas décadas de 50 e 60, circulou entre a Central e a Urca o "ônibus caolha". O apelido foi dado porque a frente do veículo era incompleta: motorista de um lado e motor do outro.

Você sabia que o "trem do samba" existe desde 1996 e sai sempre no dia 2/12, ligando a Central do Brasil à estação de Oswaldo Cruz.

Sabe que durante as recentes obras para implantação do VLT foram descobertos trilhos dos antigos bondes? E que já houve barca a vapor entre Botafogo e o Centro da cidade?

Vale registrar que a Linha 4 do Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana executada na América Latina nos últimos anos. O trabalho alcançou muitos marcos na engenharia nacional, como a construção do maior bitunel entre estações de metrô do mundo escavado em rocha. Fica entre as estações Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e São Conrado. 

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