No Dia Mundial da Alimentação, o SescTV exibe dois programas com o tema


 

 Exibidos em 15/10, "Feira de São Joaquim - BA" e "Mercado Central de Belo Horizonte – MG" contam a história de duas importantes construções voltadas ao comércio de alimentos



Episódio: Feira de São Joaquim - BA. Foto: Divulgação

 

 

SescTV exibe dois episódios da série Arquiteturas que narram as histórias de duas relevantes construções voltadas ao comércio de alimentos: Feira de São Joaquim – BA  e Mercado Central de Belo Horizonte – MG. As atrações serão exibidas em 15/10Dia Mundial da Alimentaçãoa partir das 15h, com direção do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit.

O episódio Feira de São Joaquim resgata a formação da feira, em 1950, e as mudanças ocorridas desde a sua origem. A princípio, o evento era móvel e se tornou fixo devido à sua expansão. Após um grande incêndio que atingiu todas barracas, em 1964, a feira foi transferida para São Joaquim, onde continua instalada até hoje. Segundo o artista Fael Primeiro, a feira se destaca por sobreviver e persistir com o artesanato feito de barro, madeira, palha e das matérias-primas, retiradas de maneira rústica, que são valorizadas pelo consumido. "É a indústria do povo, do gueto, da mão. Isso é o símbolo de resistência para o mundo", afirma.

Já o episódio Mercado Central de Belo Horizonte – MG mostra o espaço como um lugar de trocas comerciais, sociais e culturais. Conhecido como a "praia dos mineiros", surgiu da necessidade de centralizar o abastecimento de alimentos dos 47 mil habitantes, que viveram na cidade em 1929. Com o passar do tempo, os próprios comerciantes se organizaram em uma cooperativa e compraram o mercado, que logo se transformou em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um importante ponto turístico da capital mineira.

Sent with SndLatr for Gmail

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016