PITANGA - documentário de Beto Brant e Camila Pitanga estreia no Festival do Rio

PITANGA

Filme sobre Antonio Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, estreia no Festival do Rio.

Selecionado para a Première Brasil, documentário homenageia o ator de mais de 60 filmes brasileiros, que se destacou no Cinema Novo.

PITANGA chegará ao circuito comercial em fevereiro de 2017.

 


PREMIÈRE BRASIL

Data: 15 de outubro, sábado

Horário: 19h

Local: Cine ODEON | Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

Presenças confirmadas: os diretores Beto Brant e Camila Pitanga, o ator Antonio Pitanga, o produtor Renato Ciasca.

 


Filmando encontros e reencontros de Antonio Pitanga com amigos, família, ex-namoradas, cineastas, músicos e outros compancartaz - pitangaheiros de vida e profissão,  Beto Brant e Camila Pitanga fazem o trajeto de retorno ao tempo e revisitam a obra do ator, investigando o seu percurso estético, político e existencial, que foi destaque no momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo. Através de suas interpretações históricas, Antonio Pitanga construiu uma narrativa mitológica própria.  

Pitanga contribuiu com o vigor de sua interpretação em mais de 60 filmes. Sua atuação sempre foi física: ele é um ator de expressão corporal particular, espontânea, urgente, cujas performances manifestam a necessidade de intervir na realidade de um mundo efervescente. No exato momento histórico em que o homem se recolocava no mundo de forma mais atuante, politicamente contestador e participativo, Antônio Pitanga realizou filmes com diretores emblemáticos e definitivos para a história do cinema brasileiro – Glauber Rocha, Cacá Diegues, Walter Lima Jr.

PITANGA homenageia o homem e o ator. Destaca a importância de seu testemunho para a arte brasileira e conta a história de 75 anos de vida dedicados ao conhecimento e à construção de um homem em diálogo profundo com seu tempo.

Renato Ciasca e Beto Brant assinam a produção do documentário, que foi realizado pela Drama Filmes, Gangazumba Produções e Paraguassu Produções, com coprodução da Globo Filmes, GloboNews  e Dot. No roteiro,   Beto Brant, Camila Pitanga, José Carlos Avellar, Juliana Munhoz, Marçal Aquino e Xarlô, este também assina a  direção  de arte. A fotografia é de Leleco Maestrelli, a música original é de Ilú Obá de Mim e a trilha sonora, do Instituto. A distribuição é da ELO COMPANY.


 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sobre o diretor Beto Brant

Beto Brant, nascido em Jundiaí, dirigiu os filmes Os Matadores (1997) e Ação Entre Amigos (1998), dando início à parceria com o escritor e roteirista Marçal Aquino e o diretor e produtor Renato Ciasca. Sócio da empresa Drama Filmes, produziu e dirigiu os filmes O Invasor(2002), Crime Delicado (2005), Cão Sem Dono (2007), O Amor Segundo B. Schianberg (2009) e Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios (2012). Em 2013, estreou o filme Mundo Invisível, produzido pela Gullane em associação com a Mostra Internacional de SP, do qual toma parte como diretor do episódio Kreuko. Em 2002, venceu o prêmio de melhor filme latino-americano no Sundance Film Festival.

 

Sobre a diretora Camila Pitanga

 

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), com habilitação em Teoria Teatral, a atriz Camila Pitanga iniciou a carreira no teatro, passando pelo Tablado e integrando o grupo do dramaturgo Hamilton Vaz Pereira, onde atuou em vários épicos. Filha do ator Antônio Pitanga e da atriz e modelo Vera Manhães, herdou do pai não apenas o sobrenome artístico, mas o gosto pela política e uma aguda consciência do papel social do artista. Em 1993, estreou na TV Globo, onde participou de inúmeras novelas como Paraíso TropicalLado a LadoBabilônia e Velho Chico. O interesse pelo cinema a levou a imprimir a marca de seu talento em filmes como O Signo do Caosde Rogerio Sganzerla, Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg, Redentor, de Claudio Torres, Noel – Poeta Da Vila, de Ricardo Van Steen, Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca, e Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi. Pitanga marca sua estreia na direção.  

 

Sobre o produtor Renato Ciasca

 

Diretor, produtor e roteirista, formou-se pela Faculdade de Cinema da FAAP, onde começou parceria com Beto Brant há 30 anos. Participou de Os Matadores, filmado em 1995, produziu e atuou como co-roteirista em Ação Entre Amigos (1998) e O Invasor (2001). Em 2005, produziu Crime Delicado. Renato Ciasca escreveu e dirigiu Cão Sem Dono em codireção com Beto Brant, em 2007, e Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios, em 2012. Entre esses filmes, produziu O Amor Segundo B. Schianberg  (2009), dirigido por Beto Brant, e A Nave - Uma Viagem Com A Jazz Sinfônica De SP (2013), dirigido por Luiz O. de Santi. Em 2015, produziu e lançou Sangue Azul de Lírio Ferreira.

 

Sobre a distribuidora ELO COMPANY

Há 10 anos no mercado, a Elo Company se consolidou como uma das maiores distribuidoras independentes de conteúdo audiovisual brasileiro no mundo. A empresa se destaca pela qualidade e variedade de lançamentos, serviço completo de venda internacional e distribuição para diversas mídias e territórios – Cinema,  Licenciamento para Televisão, VOD, Airlines e outras.  Dentre os títulos lançados recentemente nos cinemas estão os longas Real Beleza, de Jorge Furtado, Amor em Sampa, de Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli, e os documentário Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil Menino 23.

A ELO COMPANY desenvolve estratégias diferenciadas para cada um de seus títulos premium. Foi assim com O Menino e o Mundo e sua trajetória internacional, que culminou com a indicação ao Oscar. E também com Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil, o primeiro Vimeo Original latino-americano, vendido para diversos países da América e Europa.


 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PITANGA

Brasil, 2016, 113 min.


Documentário que investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.

 

Direção: Beto Brant e Camila Pitanga

Produção: Beto Brant e Renato Ciasca

Produtoras: Drama Filmes, Gangazumba Produções e Paraguassu Produções.

Coprodutoras: Globo Filmes, GloboNews e Dot 

Roteiro: Beto Brant, Camila Pitanga, José Carlos Avellar, Juliana Munhoz, Marçal Aquino e Xarlô

Direção de Arte: Xarlô

Fotografia: Leleco Maestrelli

Colorista: José Francisco Neto

Montagem: Juliana Munhoz

Desenho de som: Beto Ferraz

Música Original: Cavalaria de Ogum, de Ilú Obá De Min

Trilha Sonora: Instituto


Distribuidora: ELO Company

 

Elenco (em ordem de entrada): Daiane Sales dos Santos, Clarimundo José dos Santos, Andreia dos Santos, Adriano dos Santos Lustosa, Cía dos Prazeres e Cia Mistérios e Novidades, Monica Millet, Selina Cristina de Souza, Clarindo Silva, Roque Araújo, Álvaro Queiroz, Luiz Carlos Maciel, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Maria Creuza, José Carlos Capinan, Léa Garcia, Cacá Diegues, Sérgio Ricardo, Othon Bastos, Itala Nandi, Zé Celso Martinez Corrêa, Selma Egrei, Gésio Amadeo, Zezé Motta, Neville d'Almeida, Elisa Lucinda, Silvio Guindane, Tamara Taxman, Ziraldo, Angela Leal, Ruth de Souza, Haroldo Costa, Joel Zito Araújo, Hugo Carvana, Tônico Pereira, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Luiz Carlos Barreto, Claudio Adão, Jorge Coutinho, Milton Gonçalves, Walter Lima Jr., Antônio Molina, Nilcea da Silva, Benedita da Silva, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Lázaro Ramos, Rocco Pitanga, Bruna Pitanga, Amanda Pitanga, Antonia Pitanga

 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

Exibições no FESTIVAL DO RIO 2016

Première Brasil: Hors Concours | Longa Documentário

Sábado, 15/10: Sessão de Gala: 19h, no Cine ODEON

Domingo, 16/10: 21h15, no Reserva Cultural Niterói 4

Quarta-feira, 19/10: 16h, no Ponto Cine

Sent with SndLatr for Gmail

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016