Saiba qual o sistema de áudio mais indicado para sua sala


Home theaters oferecem qualidade de som e imagem de cinema no conforto de casa 

Momentos de lazer são sempre bem-vindos: passear com a família, sair para jantar com os amigos. Mas o programa queridinho de muita gente ainda é passar o bom e velho tempo em frente à TV. E nada melhor do que assistir filmes, séries e clipes musicais em um equipamento de ótima qualidade. Os sistemas de áudio para home theaters são perfeitos para proporcionar os melhores momentos nessas horas. Mas você sabe a diferença entre um sistema Surround e um sistema Stereo, bem como qual é a melhor escolha para cada casa e/ ou ambiente?

Os sistemas Surround são mais indicados para quem gosta de ver um bom filme, pois o envolvimento que ele traz é muito maior, já que as diversas caixas de som são espalhadas pelo ambiente, criando um campo sonoro de 360 graus. O Surround divide o áudio entre as várias caixas de som, fazendo com que a emissão coincida com os microfones usados durante a gravação da cena, criando um ambiente de áudio mais realista.

Esse sistema ainda possui duas variações, a 5.1, formada por cinco caixas de som e um subwoofer(responsável por reproduzir os sons graves), e a 7.1, com sete caixas de som e um subwoofer. Para o sócio proprietário da Heime Climatização e Automação, Igor Kaufeld, a qualidade do sistema Surround traz ainda mais realidade aos filmes. "Este sistema aumenta o envolvimento sonoro em filmes já gravados com esta tecnologia (Surround), pois distribui melhor o som em todo o ambiente", ressalta. A empresa é revendedora da marca italiana de caixas acústicas Sonus Faber, em Curitiba.

Já o sistema Stereo é mais indicado para ambientes pequenos, pois possui apenas duas caixas de som e umsubwoofer. Menos potente, alguns aparelhos televisores e de som já têm esta tecnologia embutida. "O tamanho do ambiente é muito importante, instalar um sistema surround em um ambiente muito pequeno não adianta, pois as caixas de som estarão muito próximas umas das outras, anulando o efeito esperado. Neste caso, o ideal é um sistema 2.1 estéreo", destaca Igor Kaufeld. Outra situação em que o Stereo é indicado é para ambientes em que o usuário vai utilizar o aparelho somente para ouvir música, pois ele representa com mais fidelidade o som gravado em estúdio.

Mas, qual a função de cada caixa?

Além de saber quais caixas são as melhores para cada ambiente, é importante conhecer um pouco sobre a função delas, para obter resultados ainda mais satisfatórios na hora de compor seu home teather. As caixas frontains podem ser de embutir no teto, bookshelf ou torres, estas possuem a função de reproduzir o som estéreo. Durante a reprodução de uma música ou um filme, elas intercalam a reprodução dos sons em sincronia com as imagens. Em geral, as caixas frontais reproduzem sons de fundo e efeitos especiais que se produzam fora do campo de visão, como um barulho de um carro se aproximando.

A caixa de som central, a principal do conjunto em um home theater, tem como função a reprodução dos diálogos e vocais primários. As caixas de som laterais e traseiras têm como objetivo gerar uma atmosfera envolvente, ampliando a sensação de estar dentro do filme ou série que assiste. Elas são responsáveis pelos sons periféricos, como o som da chuva caindo ou barulhos do mar e do vento.

Por fim, o subwoofer é um dos principais elementos de um bom home teather, é ele que oferece a sensação de que a batida de carro no filme parece ter sido na frente da sua casa, ou que o celular que está tocando é o seu. A maioria dos filmes e músicas possuem um canal de baixa frequência dedicado, cujo objetivo é fazer com que todos os sons pareçam ainda mais realistas.

Sent with SndLatr for Gmail

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016