TV analógica no DF será desligada à zero hora desta sexta-feira (18.11)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto  Kassab, assinou, nesta quinta-feira (17/11) durante evento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), portaria que homologa o desligamento da transmissão analógica da TV aberta no Distrito Federal e nas cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O desligamento da TV analógica será à zero hora de amanhã.

Para a implantação da TV Digital no Distrito Federal foram entregues 311mil kits de recepção às famílias cadastradas nos programas sociais do governo, 82% das famílias cadastradas receberam o kit no Distrito Federal e Entorno. O Grupo de implantação da TV Digital (Gired) decidiu que por 45 dias os kits continuarão sendo distribuídos na região.

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, a medida beneficia 1.257.000 domicílios sendo 947.000 no DF e 310.000 nas cidades do entorno. Durante um período de 30 dias aparecerá nos televisores analógicos uma cartela informativa.

Com o desligamento da TV analógica, será possível a entrada em operação do Serviço Móvel Pessoal nas faixas antes ocupadas. Para Quadros, este momento "representa a liberação da faixa de 700 MHz para a expansão da banda larga móvel e é importante para manter a TV brasileira uma das melhores do mundo".

São Paulo - O desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo deve ser no dia 29 de março de 2017. Quadros informou que os kits gratuitos da TV Digital para os beneficiários dos programas de inclusão do governo federal, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, já estão sendo distribuídos na Grande São Paulo.

De acordo com Kassab, deve ser editada portaria que determinará ao Grupo de implantação da TV Digital o aperfeiçoamento dos critérios de digitalização com base na experiência bem sucedida da digitalização de Brasília. Para Kassab, "a digitalização da TV em Brasília serve de exemplo para o que vai ocorrer em todo o Brasil". Como resultado, a pesquisa que afere a digitalização junto à população poderá sofrer alterações.

Brasília é a primeira grande região metropolitana a ser digitalizada. Em 15 de fevereiro foi digitalizada a cidade goiana de Rio Verde, com cerca de 200.000 habitantes. Mais informações sobre o processo de digitalização da TV aberta brasileira podem ser obtidas por meio de ligação gratuita para o número 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br .

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016