Banda brasileira Palindrum aposta na sonoridade do instrumento hang drum


Curiosidades sobre o instrumento e o trabalho do grupo são apresentados em documentário e show inéditos, no dia 11/12, domingo, a partir das 21h, no SescTV


Foto: Piu Dip


Com musicalidade que se diferencia pelo uso do hang drum, instrumento rústico, percussivo, com timbre metálico, o grupo Palindrum, que mescla música brasileira com jazz e rock progressivo, participa de dois programas no SescTV: um documentário da série Passagem de Some um show da série Instrumental Sesc Brasil. Com direção geral de Max Alvim, as produções inéditas vão ao ar no dia 11/12, domingo, a partir das 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo).

 

Hang drum, instrumento idealizado na Suíça por Felix Rohner e Sabina Shärer, com formato de um disco voador, chamou a atenção do diretor musical Dyonisio Moreno, em sua visita à Barcelona, na Espanha. "Tinha aquele som cristalino, parecia metal, cristal. Era tão divino, lembrava sinos", recorda.  Moreno conta que, algum tempo depois, já no Brasil, comprou o hang drum e decidiu montar um grupo instrumental, cuja sonoridade teria como base  o objeto pouco conhecido. Surgiu então o Palindrum, um quarteto formado por Helena Venturelli, no piano; Denise Ferrari, no violoncelo; Alex Reis, na bateria; e Daniel Moreno, no hang drum

 

O documentário do Passagem de Somexpõe que a inspiração do repertório da banda vem da "ufoarqueologia" - ciência moderna, não acadêmica, que estuda a presença de extraterrestre na terra, antes da existência do homem – e das cavernas. Em Itú, no interior de São Paulo, a produção acompanha o Palindrum em visita a uma gruta de 500 milhões de anos. Moreno - que é autor das músicas do grupo e já recebeu diversos prêmios por seu trabalho em cinema e teatro, como arranjador e compositor - diz que é do centro da Terra que brotam os temas de seu trabalho. 

 

As composições de Moreno são tocadas pelo quarteto no show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No espetáculo, melodias incomuns em criações como: Banho de GatoDespertar em AghartaFlor do Manacá; e Decafunk. A atração tem participação do acordeonista Daniel Warschauer. 

 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016