History: Especial Verão da Lata revive a incrível história das milhares de latas recheadas de maconha que ‘atracaram’ nas praias brasileiras

28/1, sábado, 21h45


Poucos verões são tão memoráveis a ponto de merecerem um nome próprio. O verão brasileiro de 1987-1988, porém, ganhou o apelido de “verão da lata” depois que nada menos que 22 toneladas de maconha foram despejadas no nosso litoral, em latas de metal hermeticamente fechadas, atingindo praias que iam do RJ ao RS.

As latas, parecidas com as de leite em pó, começaram a invadir principalmente as praias do Rio e de São Paulo, desencadeando uma série de eventos econômicos, comportamentais e criminais surpreendentes. O especial Verão da Lata foi a fundo na investigação do caso e revelou informações importantes e nunca explicadas sobre essa história. Dessa maneira, revive o “acontecimento” que foi aquele verão, com um riquíssimo material de arquivo e depoimentos de figuras-chave do episódio, de investigadores de polícia e agentes do órgão norte-americano DEA (Drug Enforcement Administration) a personalidades como Perfeito Fortuna, Fausto Fawcett, Eduardo Bueno, Marina Person, Bia Abramo, Lobão, Roger Moreira e Fernanda Abreu, que alguns anos depois lançou o hit Veneno da Lata, inspirado no episódio e que popularizou a gíria nascida naquele período: “da lata”, como sinônimo para “muito bom”, “excelente”.

Dirigido por Tocha Alves e Haná Vaisman e produzido pela Suju Filmes, Verão da Lata revive, com carinho e nostalgia, esse episódio único, cujos primeiros registros datam de setembro de 1987. Na ocasião, as latas começaram a ser encontradas boiando no Guarujá (SP), primeiro por pescadores e depois por velejadores, surfistas e frequentadores das praias. Ao abrirem as peças, lacradas de forma industrial, e verem o seu conteúdo, os pescadores se assustaram e levaram a “surpresa” à polícia – cada uma continha cerca de 1,5 kg de maconha da mais alta qualidade. E mais latas começaram a aparecer em outras praias, a maioria no litoral norte de SP, para a alegria e a curtição dos jovens.

Imagens raras, documentos inéditos e depoimentos do especial contextualizam o clima social e político da época, marcada pela transição da abertura política, a inflação alta e os “Fiscais do Sarney”. Havia uma excitação no ar, e estavam em seu auge as bandas brasileiras que haviam surgido no início da década e que marcaram o rock brasileiro e toda aquela geração. Para os jovens dessa época, que viviam um reflexo da geração pós-hippie, o “verão da lata” foi um período abençoado, “presente divino, dos céus”, mas que chegou pelo mar.
*Reapresentação no domingo, 29/1, às 14h
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016