PROGRAMAÇÃO FUTURA – 16 a 20 de janeiro


Na segunda-feira, 16/01, às 20h30, o Turma da Robótica vai até uma escola de Brasília, Distrito Federal, e mostra como os alunos encaram a robótica como uma batalha divertida e instigante e levando-a às escolas públicas da região.

Na terça-feira, 17/01, às 22h, hipertensão é o tema do Almanaque Saúde. O episódio como lidar com essa doença silenciosa, que pode atingir homens e mulheres de diferentes idades. Exames periódicos, alimentos que evitam e estimulam a doença e atividade física personalizada são pautas do programa.

Na quarta-feira, 18/01, às 14h, o Destino: Educação – Escolas Inovadoras Destino Educação traz a experiência da Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, localizada na cidade de Santa Fé, Argentina. A proposta inovadora surgiu como iniciativa de um grupo de pais, que buscavam uma educação diferente, desejando contribuir para um mundo melhor através da educação das novas gerações. O sistema educativo é baseado na tradição das escolas democrática da América Latina, e com 25 anos de experiência, La Cecília é conhecida e admirada pelos educadores locais e internacionais. Por se tratar de uma escola rural, os alunos são divididos por grupos sócio-afetivos, ao invés de séries.

Na quinta-feira, 19/01, às 21h, o Mundo.DOC exibe “Hotel Red Forest”. Mika Koskinen, documentarista finlandês, vai até a China para retratar a atuação controversa da empresa Stora Enso, fabricante de papel conterrânea do cineasta. Através de entrevistas com trabalhadores e especialistas, Mika mostra os métodos reprováveis da companhia, que além de implementar técnicas de monocultura nocivas ao meio ambiente, explora trabalhadores locais, que chegam a ser agredidos fisicamente por seus superiores.

Na sexta, 20/01, às 20h30,  o segundo episódio da nova temporada do Minha Rua apresenta a história e experiências de Chico Manco, fotógrafo lambe-lambe do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte. O programa, que apresenta personalidades desconhecidas do grande público, mas famosas nos locais onde vivem, mostra as transformações ocorridas com a fotografia e com os costumes das pessoas que passaram no parque e pela vida de Chico Manco ao longo dos anos.

Às 21h30, a série Revelando os Brasis apresenta o curta “A Mãe dos Vagalumes”, dirigido professora de artes Alcinéia Marcucci. O filme é inspirado em fatos reais e mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária.


CONFIRA AS SINOPES:

TURMA DA ROBÓTICA
16/01, segunda-feira, 20h30
Alunos de uma escola de Brasília, Distrito Federal, encaram a robótica como uma batalha divertida e instigante e levam a robótica a escolas públicas da região. Na capital do Paraná, uma equipe se inspira na força do Tiranossauro Rex para se dedicar aos estudos de robótica. E em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a gente vê uma galera que se reúne nas bibliotecas da cidade para aprender robótica.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.


ALMANAQUE SAÚDE
17/01, terça-feira, 22h
Hipertensão
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, geralmente não apresenta sintomas. O episódio explica a importância de lidar com essa doença silenciosa, que pode atingir homens e mulheres de diferentes idades. Exames periódicos, alimentos que evitam e estimulam a doença e atividade física personalizada são pautas desse programa.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.


DESTINO EDUCAÇÃO
18/01, quarta-feira, 14h
La Cecilia (Argentina)
Neste episódio, conhecemos a Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, localizada na cidade de Santa Fé, Argentina. Trata-se de uma escola privada que atende hoje a cerca de 120 alunos, abrangendo os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A proposta inovadora surgiu como iniciativa de um grupo de pais, que buscavam uma educação diferente, desejando contribuir para um mundo melhor através da educação das novas gerações.
O sistema educativo é baseado na tradição das escolas democrática da América Latina, e com 25 anos de experiência, La Cecília é conhecida e admirada pelos educadores locais e internacionais. Por se tratar de uma escola rural, os alunos são divididos por grupos sócio-afetivos, ao invés de séries. A partir do Grupo 5, ao entrar no ensino secundário (equivalente ao Ensino Médio no Brasil), eles começam a montar seus horários de maneira personalizada, escolhendo as matérias e atividades que querem cursar.  A escola também se baseia na Teoria das Múltiplas Inteligências como um de seus pilares pedagógicos, reforçando que crianças e jovens apenas aprendem a partir de seus interesses e paixões, e busca estimular a vocação de cada um. Nesta escola, o mais importante é conseguir conquistar um ambiente de calma, paz, alegria, sem violência, com métodos eficientes de resolução de conflitos e preocupação com o meio ambiente. A alimentação é vegetariana e os alunos têm, além das disciplinas tradicionais, aulas de música, artes plásticas, yoga, nutrição e autoconhecimento, além de atividades autogestinadas pelos próprios estudantes.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras volta seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

MUNDO.DOC
19/01, quinta-feira, 21h
Hotel Red Forest
Mika Koskinen, documentarista finlandês, vai até a China para retratar a atuação controversa da empresa Stora Enso, fabricante de papel conterrânea do cineasta. Através de entrevistas com trabalhadores e especialistas, Mika mostra os métodos reprováveis da companhia, que além de implementar técnicas de monocultura nocivas ao meio ambiente, explora trabalhadores locais, que chegam a ser agredidos fisicamente por seus superiores. Na primeira metade do filme, porém, acompanhamos a saga do documentarista para conseguir o material que precisava para contar essa história. Ele é abordado frequentemente por agentes do governo, que fazem de tudo para impedir a continuidade do seu trabalho, chegando a “prender” um de seus interlocutores em um quarto de hotel – o tal Red Forest do título.


MINHA RUA
20/01, sexta-feira, 20h30
Chico Manso
O episódio narra a história e experiências de Chico Manco, fotógrafo à la minuta do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte. Mais tradicional que a área verde em questão, é a profissão de Chico. A ocupação de fotógrafo lambe-lambe existe desde as primeiras décadas do séc. XIX. O episódio apresenta as transformações ocorridas com a fotografia e com os costumes das pessoas que passaram no parque e pela vida de Chico Manco ao longo dos anos.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram, pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.                                    
                                                                              

REVELANDO BRASIS
20/01, sexta-feira, 21h30
A Mãe dos Vagalumes
A apresentadora Lisia Palombini conversa com a professora de artes Alcinéia Marcucci, diretora do curta “A Mãe dos Vagalumes”. O filme é inspirado em fatos reais e mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária. Com brincadeiras simples, causos e lendas, a história se move para o universo dos sonhos, buscando encontrar significados para os mistérios da vida.

Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016