90% utilizam a TV para se informar e é o veículo mais confiável



O estudo realizado com mais de mil pessoas foi realizado em conjunto com a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest

São Paulo, 15 de Fevereiro de 2017 – A pesquisa Consumo de Notícias do Brasileirorealizada em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest, que tem como objetivo entender quais são os novos hábitos de consumo de informação com a chegada das tecnologias e a credibilidade dos veículos, mostra que 90% dos respondentes assistem a TV com o objetivo de se informar, não apenas entreter.

Quando perguntados acerca da confiança nas informações veiculadas na TV, 69% disseram confiar. É a maior proporção comparada aos outros veículos, como jornais (71%), rádio (66%), portais de notícias (65%), revistas (56%) e mídias sociais digitais (26%), consagrando também o fato de que os brasileiros prefiram essa mídia pela confiabilidade das notícias.

Os jornais das organizações Globo respondem por mais de 70% do atual consumo de informação via TV. Os entrevistados elencaram 3 jornais da emissora como os principais programas utilizados para se informar. O Jornal Nacional, em primeiro lugar, teve 45% dos votos, seguido da Globonews com 17% e do Jornal da Globo com 10%. Na classificação geral, o Jornal da Record ficou com 10% da preferência.

Outro recorte interessante que a pesquisa nos evidenciou foi que dos 17% que elencaram a Globonews como o principal programa com viés informacional. Esse número sobe para 30% quando selecionamos os diretores (possuem responsabilidade sobre mais de uma equipe) e para 20% quando selecionamento quem trabalha com comunicação.

"A audiência do Jornal Nacional não é surpresa, crescemos sabendo que é o jornal televisivo de maior audiência do País. Mas a grande adesão da Globo News, um canal dedicado exclusivamente à notícia, com mais análises e temas econômicos e polítivos, como fonte de informação surpreendeu positivamente", conclui Fernanda Dabori, presidente da Advice Comunicação Corporativa".

"Notamos na pesquisa que o nível de confiança dos respondentes nas notícias veiculadas na TV é muito alto, inclusive, o mais alto de todas as mídias. Ou seja, a abrangência do veículo na disseminação da informação tem relação direta com a confiança que eles depositam nas informações transmitidas por meio dessa mídia", afirma Denis Santos, presidente da Bonus Quest.

A pesquisa, realizada em novembro do ano passado por meio de questionários no aplicativo BonusQuest, e-mail e em redes sociais, teve um universo de mil entrevistados em todo o Brasil.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016