NAT GEO RUN recebe os selos “Evento Neutro” e “Sou Resíduo Zero” em sua 1ª edição no Brasil

Corrida focada na sustentabilidade reciclou 169 kg de resíduos e compensou 7.420 kg de CO2 ao meio ambiente com apoio a projetos ambientais brasileiros certificados



O dia 23 de abril de 2017 foi o marco da primeira edição da NAT GEO RUN no Brasil, que aconteceu no Jardim Botânico, em São Paulo. O evento recebeu os "Selos Evento Neutro" e "Sou Resíduo Zero" por assumir o compromisso de avaliar alternativas para reduzir e compensar todo o impacto ambiental do evento, relacionados às emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos.

 

De acordo com o parceiro da NAT GEO RUN, Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, as seguintes fontes de emissões de gases estufa foram analisadas pós- evento, considerando toda a infraestrutura necessária e o deslocamento de todos os envolvidos durante o período da corrida, montagem e desmontagem:

 

Consumo de óleo diesel (90 litros);

Energia da rede (16 kwh);

Deslocamento de cerca de 2000 participantes e 90 pessoas de staff (640 km rodados por caminhão baú, resultando em 0,236 ton de CO2, e 37.440 km rodados por carros, resultando em 7,182 ton de CO2).

 

O total dessa análise resultou em 7,420 ton de CO2, e todos esses gases foram compensados com o apoio à projetos ambientais brasileiros certificados, na forma de compra de 8 créditos de carbono* (cada tonelada corresponde a um crédito) proveniente dos projetos Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América - localizados em Arrozal, no Piraí (RJ) - e Ecomapuá Amazon (REDD) - localizado na Ilha de Marajó (PA).

 

Esta compensação faz parte do programa Evento Neutro, que apoia projetos que geram benefícios ambientais mensuráveis e passam por processos de verificação/auditoria externa, de acordo com as regras estipuladas nos mercados de carbono.

 

Não houve emissões provenientes a resíduos, uma vez que o evento contou com a gestão de resíduos, "Sou Resíduo Zero", que destinou corretamente os materiais descartados durante o evento para reciclagem e/ou compostagem. De acordo com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, foram reciclados e compostados 40kg de papelão, 52kg de plástico, 12 kg de tetrapack e 65 kg de resíduos orgânicos. Através dessa ação o evento não precisou de caçambas de lixo. Além disso, foram doadas 500 mudas de tempero (salsinha, manjericão, hortelã, alecrim, etc) aos participantes.

 

A cada ano a NAT GEO RUN, corrida com a marca National Geographic, convoca milhares de pessoas em diferentes países ao redor do mundo com intuito de estimular a prática esportiva, e também de conscientizar as pessoas sobre a necessidade em se preservar o meio-ambiente, a importância no manejo dos recursos naturais da Terra, promovendo mudanças significativas nos hábitos cotidianos que contribuam para deixar o legado de um mundo melhor às futuras gerações.

 

O local escolhido para o evento possui uma área de 360 mil m² de mata atlântica e abriga 380 espécies de árvore, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar animais raros como o tucano de bico verde, bugios e roedores, que vivem livremente na flora.


A primeira corrida NAT GEO RUN aconteceu nas Filipinas em 2010 e desde então tem se replicado globalmente. Neste ano as provas serão realizadas simultaneamente em sete 
países diferentes: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru.

 

*Crédito de Carbono: Também conhecido como Redução Certificada de Emissões (RCE), são certificados emitidos para pessoas ou empresas por reduzir as suas emissões de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono.


--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê