Cinema 4.0: grandes filmes com o Festo Motion Terminal


São Paulo, 20 de junho de 2017 – Assistir filmes utilizando todos os seus sentidos. É isso que os expectadores do cinema podem fazer em um dos 18.000 lugares dos cinemas com o MediaMation. Com este conceito, o corpo inteiro participa do filme. Os movimentos são controlados pelo Festo Motion Terminal. Ele permite uma forma única de combinar a digitalização e a pneumática.

Uma corrida de carros esportivos está sendo exibida na tela. Em uma curva fechada, os assentos do cinema inclinam-se para a esquerda – e logo voltam para a direita quando o carro está viajando em linha reta novamente. Os espectadores sentem a irregularidade da superfície da estrada, ouvem o barulho dos pneus quando o motorista freia e sentem o cheiro de borracha queimada e da fumaça do escapamento. De repente, é jogada água no rosto da plateia assim que o carro passa por uma poça d'água. Ao mesmo tempo, podem sentir uma corrente de ar soprando em seu cabelo.

Os espectadores se tornam parte do filme. Nas salas MX4D Motion EFX produzidas pela empresa californiana MediaMation, os espectadores sentem como se fossem os próprios atores. Os assentos inclinam, tremem e suspendem. Efeitos e movimentos sincronizados com rajadas de vento, salpicos de água, vibração e aromas são canalizados por meio dos apoios de braço EFX V2 dos assentos do cinema, ao mesmo tempo em que pontos pressurizados são incorporados no encosto.

A Indústria 4.0 torna tudo possível

A Indústria 4.0 está proporcionando o "Cinema 4.0" – o Festo Motion Terminal VTEM controla todos os tipos de movimento e aciona todos os efeitos. Esse versátil sistema de controle pneumático integra funções digitais em uma única válvula. Os módulos de função pré-programada e aplicativos móveis eliminam a necessidade de estruturas caras. Os aplicativos móveis "Válvula de controle direcional proporcional" e "Regulação de pressão proporcional" controlam a vazão e a pressão para assegurar sequências de movimento rápidas e potentes, ainda que suaves e precisas.

Compacto e simples

Os perfis de movimento para filmes são processados em um controlador CPX-CEC diretamente no Festo Motion Terminal. Muitos componentes de hardware previamente necessários agora são supérfluos. Três válvulas VTEM controlam os três acionadores de cada assento do cinema, enquanto uma válvula é responsável pela regulação da pressão. As válvulas econômicas VUVG-...-S da linha "Stars" da Festo são utilizadas para efeitos do tipo rajadas de vento.

"O Festo Motion Terminal deixa tudo muito fácil para nós. A instalação, comissionamento, diagnóstico e busca de falhas podem ser realizados com muito menos componentes", afirma Dan Jamele, Presidente da MediaMation, muito satisfeito.

Digitalização e aplicativos

Como importante contribuinte para a Indústria 4.0, a VTEM permite que muitas novas funções sejam integradas graças à digitalização e à tecnologia piezoelétrica. "Já temos muitos aplicativos diferentes para escolher, tais como a regulação da pressão proporcional, pré-configuração de tempo de curso e nível de pressão selecionável, dependendo de cada cena de filme individual", explica Takayoshi Kawakami, Diretor de Engenharia da MediaMation. A MediaMation, com sua operação rápida e intuitiva, foi muito bem recebida na era do "Cinema 4.0".

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix anuncia projeto ainda sem título: nova série infantil animada inspirada em músicas clássicas da Motown

FOX: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 1 A 7 DE AGOSTO DE 2016

Gloob lança mais uma maratona Gloob Duni Tê